quarta-feira, 9 de maio de 2012

Competências do tutor na EAD...

COMPETÊNCIA SÓCIO-AFETIVA: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO


POR FABIANA VIGO AZEVEDO BORGES
Trabalho apresentado no curso PIAGED- 2009



Considerando a modalidade de ensino à distância, onde prevalece a distância física e em alguns momentos temporal, e as relações humanas são mediadas pelas tecnologias da informação (TIC’s), apontamos o trabalho do tutor, personagem que estabelece comunicação direta entre os participantes de um curso, com grande relevância. Sendo assim, na pesquisa bibliográfica realizada observamos a existência de competências essenciais inerentes ao trabalho tutorial para um desenvolvimento satisfatório do processo ensino-aprendizagem. Entre as competências essenciais ao tutor pontuamos: competência pedagógica, competência avaliativa, competência técnica e a competência sócio-afetiva.

Neste momento, destacamos a competência sócio-afetiva, que foi nosso objeto de estudo nesta pesquisa.

A competência sócio-afetiva, diz respeito a habilidades ligadas ao relacionamento com o aluno, a afetividade desenvolvida durante o processo de ensino-aprendizagem e a criação de um ambiente virtual pautado no acolhimento e no respeito ao próximo.

Desta forma, reiteramos que um trabalho tutorial competente permite um satisfatório desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, já que dificuldades de âmbito socio-afetivo serão superadas. Para isso, é importante que o tutor planeje suas ações no sentido de construir um relacionamento agradável com os envolvidos no processo.

Para desenvolver esse trabalho competente sócio-afetivamente apontamos algumas ações que são essenciais:

• conhecer o alunado,

• ter uma linguagem cordial,

• ser atento e prestativo as dúvidas, mesmo as mais comuns,

• ter uma escuta sensível,

• estimular a participação,

• incentivar a todos apontando as facilidades,

• destacar o crescimento individual e grupal,

• observar as dificuldades e orientar na superação delas,

• enfim, construir um relacionamento afetivo, pautado na comunicação respeitosa, cordial e comprometida com a aprendizagem.

Em suma, observamos que a atuação tutorial na Educação a Distancia é imprescindível, já que atua diretamente com o aluno durante o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento do trabalho pautado na interação e na coletividade, mesmo separados fisicamente pela distancia, aproveitando assim, as possibilidades dessa realidade.

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