O projeto do outro...

Analisando o projeto
ARTE NA INFORMÁTICA: A CULTURA VISUAL SERTANEJA DA CIDADE DE BARRETOS,
da professora: Cinthia Rodrigues de Oliveira.



Dados identificatórios:


LOCAL DE APLICAÇÂO: Escola Municipal João Baroni


PÚBLICO-ALVO: Turma do 5º ano A, período da manhã com 30 alunos.


RESPONSÁVEL: Professora Cinthia Rodrigues de Oliveira


DURAÇÃO: de Setembro a Novembro de 2011 (3 meses)


AULAS: 5 aulas duplas


ÁREAS: Artes visuais e Informática






Observação/ impressão externa por Fabiana Vigo :





O presente projeto demonstrou originalidade e relevância social, pois alia duas áreas que são extremamente importantes. A estudante Cinthia realizou um projeto moderno que alia a informática e as artes estimulando a criatividade e a construção de novos caminhos escolares, propiciando condições aos alunos de trabalharem a partir de temas, projetos ou atividades, surgidos no contexto de sala de aula e na vida em sociedade, que é a cultura visual.


Posso afirmar que observando o desenvolvimento do projeto podemos perceber a valorização da cultura local de forma a estimular a compreensão do universo sertanejo que está presente em nossas raízes culturais, já que utilizou os cartazes da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos para inserir os alunos no mundo das artes.


Ao propor a temática sertaneja a professora responsável aproximou os alunos de sua história e da compreensão dos artistas que contribuíram e colaboraram para a construção da festa do Peão de boiadeira, que atualmente é conhecida em todo o território brasileiro. Ao propor a utilização do computador para a realização de pesquisas sobre esses artistas e sobre mais o mundo da arte.


Acredito que o objetivo geral do trabalho foi alcançado já que permitiu o trabalho interdisciplinar entre Arte e Informática, de modo a ampliar as possibilidades do currículo escolar. Em relação aos objetivos específicos podemos afirmar que também foram alcançados já que fica claro que houve valorização e conhecimento da cultura regional e das obras dos artistas regionais e nacionais que contribuíram fazendo um cartaz para a festa do peão de boiadeiro de Barretos. Percebemos ainda que, com esse projeto, foi possível analisar a aplicação de metodologias apoiadas pelos recursos de informática visando detectar suas contribuições para o ensino-aprendizagem das Artes Visuais.




E por fim, podemos observar que a meta geral do trabalho também foi desenvolvida, pois, os alunos se sentiram incentivados a compreender os cartazes da festa do Peão de Boiadeiro e assim se aproximaram da cultura sertaneja e da significação contextual que a mesma possui na história municipal.


Ao propor que os alunos, a partir desse trabalho, produzissem suas “leitura das obras” (cartazes da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos) utilizando um software Paint, permite que os alunos se assumam como autores de suas obras, como protagonistas de sua cultura. Entre os artistas responsável pelos cartazes da festa do peão, a professora trabalhou com Romero Britto, Hellen Faganello, Hans Donner, Elifas Andreato e Valter Corcino.


Percebo ainda, que as ações previstas foram adequadas e importantes para que a responsável alcança-se os objetivos propostos. De forma geral foi proposto: reproduções, produções e releituras dos cartazes da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, pesquisas na internet, estudo sobre o artista que compôs o cartaz, utilização das ferramentas do computador para realizar as atividades, software utilizado para releituras Paint, para pesquisas Internet Explorer e para digitação de texto Word.


Sobre a avaliação posso observar que foi de acordo com os objetivos e as atividades propostas, e principalmente ocorreu de forma processual, acompanhando todo o desenvolvimento do projeto e não apenas no final do processo. Sobre a culminância percebo o compromisso com a responsável com seus alunos, já que além de criar a apresentação, gravou para todos os alunos cópia da mesma.


Esse projeto também está fundamentado em autores de grande relevância social na Arte-educação. Entre eles, encontramos: Ana Mae Barbosa, que defende a necessidade da identidade cultural para que haja capacidade de reconhecer-se a si mesmo e de construir a própria realidade. E Fernando Hernández, que é um estudioso que discute a cultura visual como projeto educativo.


Dessa forma, posso afirmar que o trabalho foi incrível e superou todas as expectativas, sendo uma referência para o trabalho com a cultura sertaneja em nossa região, pois, focou a cultura visual, que é um campo de estudo que geralmente inclui alguma combinação de estudos culturais, história da arte e antropologia, enfocando aspectos da cultura que se apóiem em imagens visuais. Sendo assim, podemos afirmar que o projeto de insere dentro de uma perspectiva que busca o estudo sobre a história cultural da cidade e visa um enriquecimento e uma interiorização desta história pelos alunos que estarão em constante contato com as artes visuais através deste estudo sobre a cultura visual sertaneja da cidade de Barretos.